terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Grande Circulação de Qi!!!!

O ciclo nietemerico mostra o horário de maior quantidade de Qi em cada Canal. Cada Canal, associado com seu Órgão, tem um período de duas horas no qual está em sua máxima energia.

Das 21 às 23:00: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação), mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.


Geralmente a estas horas mamães realizam atividades, tais como, limpar a cozinha, monitorar  que tudo esteja pronto para o dia seguinte, etc., atividades que causam falta de relaxamento, o que  gera um efeito negativo para a saúde.

Das 23 - 01:00am: o corpo realiza o processo de desintoxicação do fígado, e idealmente deve ser processado num estado de sono profundo. Durante as primeiras horas da manhã 1:00 - 3:00: processo de desintoxicação da vesícula biliar, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo.

De madrugada 3:00 - 5:00: desintoxicação dos pulmões.  É por isso  que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse.  
Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório, é  melhor não tomar medicamentos para a tosse, já que interferem no  processo de eliminação de toxinas.

Manhã 5:00 - 7:00: desintoxicação do cólon.  É o horário de ir ao banheiro para esvaziar o intestino. Durante a Manhã de 7:00 - 9:00: absorção de nutrientes no intestino delgado.  É o horário perfeito para tomar o café da manhã. Se estiver doente o café da manhã  deve ser tomado mais cedo: antes das  6:30 am.

A primeira refeição antes das 7:30am é benéfica para aqueles que  querem manter-se em forma.

Os que não têm por hábito alimentar-se logo cedo, devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.

Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao seu organismo. Além disso, você deve ter em conta que das 00:00 às 4:00 da madrugada é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procure dormir bem e não deitar tarde.