quarta-feira, 29 de junho de 2011

As Cinco Vísceras e a Vida

Tratado Sobre As Cinco Vísceras em Relação com o seu Papel no Aperfeiçoamento da Vida
FONTE: Zhen Jiu MTC e Terapias Holísticas

O Coração está de harmonia com o pulso. A cor de uma pessoa mostra quando o coração está num estado esplêndido. O coração domina os rins.
Os pulmões estão relacionados com a pele. O estado do cabelo do corpo mostra quando os pulmões estão vigorosos e esplêndidos. Os pulmões dominam o coração.
O fígado está relacionado com os músculos. O estado das unhas das mãos e dos pés mostram quando o fígado está vigoroso e esplêndido. O fígado domina os pulmões.
O baço está relacionado com a carne. A cor e o aspecto dos lábios mostram quando o estado do baço é vigoroso e esplêndido. O baço domina os pulmões.
Os rins estão relacionados com os ossos. O estado do cabelo da cabeça mostra quando os rins estão vigorosos. Os rins dominam o baço.


Assim, quando se usa demasiado sal na comida, o pulso endurece, aparecem lágrimas e a cor modifica-se. Quando usa-se demasiado sabor amargo na comida, a pele murcha e o cabelo do corpo cai. Quando se usa demasiado sabor acre na comida, os músculos tornam-se nodosos e as unhas das mãos e dos pés enfraquecem e estragam-se. Quando se usa demasiado sabor ácido na comida, a carne endurece e engelha-se e os lábios tornam-se frouxos. Quando se usa demasiado sabor doce na comida, os ossos doem e o cabelo da cabeça cai. Estas são, pois, as doenças que podem ser provocadas pelos cinco sabores.

Sabemos que o coração necessita do sabor amargo; que os pulmões necessitam do sabor acre; que o fígado necessita do sabor ácido; que o baço necessita do sabor doce, e que os rins necessitam do sabor salgado. Estas são as combinações corretas dos cinco sabores, e o estado das vísceras pode ser avaliado pelo aspecto e pela cor dos órgões externos com elas relacionados.

Quando a sua cor é verde como a erva, não tem vida; quando a sua cor é amarela como a laranja, não tem vida; quando sua cor é negra como carvão, não tem vida; quando sua cor é vermelha como sangue, não tem vida; quando sua cor é branca como ossos secos, não tem vida. É assim que as cinco cores anunciam a morte.

Quando as vísceras são verdes como as asas do pica-peixe (tipo de ave), estão cheias de vida; quando estão vermelhas como a crista do galo, estão cheias de vida; quando estão amarelas como o ventre do caranguejo, estão cheias de vida; quando são brancas como a gordura dos porcos, estão cheias de vida, e quando são negras como as asas do corvo, estão cheias de vida. É assim que as cinco cores anunciam a vida.

A cor de vida manifestada pela coração é como o forro escarlate de um manto de seda branca; a cor de vida manifestada pelos pulmões é como o forro vermelho-alegre de um manto de seda branca; a cor de vida manifestada pelo fígado é como o forro violeta de um amnto de seda branca, e a cor de vida manifestada pelos rins é como o forro cor de baga de zimbro de um manto de seda branca e a corde vida manifestada pelo baço é como o forro purpúreo de um manto de seda branca. Estes são os coloridos e magníficos sinais exteriores de vida das cinco vísceras.

Cada cor e cada sabor pertence a uma das cinco vísceras: o branco pertence aos pulmões, assim como o sabor acre; o vermelho pertence ao coração, assim como o sabor amargo; o verde pertence ao fígado, assim como o sabor ácido; o amarelo pertence ao estômago, assim como o sabor doce, e o preto pertence aos rins, assim como o sabor salgado.

Destarte, o branco também pertence à pele, o encarnado (cor de carne, vermelho) também pertence ao pulso, o verde também pertence aos músculos, o amarelo também pertence à carne e o preto também pertence aos ossos.

O pulso está relacionado com os olhos, a medula está relacionada com o cérebro, os músculos estão relacionados com as articulações, o sangue está relacionado com o coração e a respiração está relacionada com os pulmões.

Os quatro membros e as suas oito articulações flexíveis estão em atividade desde manhãzinha cedo até altas horas da noite. Quando as pessoas se deitam para descansar, o sangue regressa ao fígado. Quando o fígado recebe sangue, fotalece a visão. Quando os pés recebem sanguem, fortalecem os passos. Quando a palma da mão recebe sangue, pode-se utilizar a mão para agarrar. Quando os dedos recebem sangue, podem ser utilizados para transportar.

Quando uma pessoa está exposta ao vento, quer deitada a descansar quer a caminhar, o seu sangue é afetado. O sangue coagula, então, dentro da carne e o resultado então é a dormência das mãos e dos pés. Quando o sangue coagula nos pulsos, deixa de circular beneficamente; quando coagula nos pés causa dores e arrepios.
Quando o sangue entra nesses três órgãos – carne, pulso e pés – e não pode voltar para trás, o caminho por onde passa fica vazio e segue-se dormência e desconforto.

O homem tem doze grupos de grandes dutos ou vasos principais, trezentos e sessenta e quatro pequenos dutos ou “vasos lo” e doze vasos de menor importância. Todos eles protegem o elemento vivificador e evitam a entrada de influências malignas. Quando se aplica a acupuntura as influências malignas saem.
Quando se começa a examinar um doente deve-se averiguar se os pulsos das cinco vísceras estão interrompidos e controlá-los. A fim de saber qual é o momento oportuno para começar o exame, deve-se estabelecer primeiro qual das dez bases será o primeiro mês do ano.

As cinco indicações de que as funções das cinco vísceras estão interrompidas são os cinco pulsos. O pulso inferior vazio e lento e o pulso superior rápido, são indícios de dores de cabeça e demência. Quando estas doenças são examinadas no pulso do pé, sente-se que se encontram na região do Yin Menor e do Yang Maior, o que indica terem também penetrado nos rins.

A falta de discernimento é perigosa. O pulso inferior cheio e o pulso superior vazio, é sinal de vista obscurecida e audição enfraquecida. Quando estas doenças são examinadas no pulso do pé, sente-se que se encontram na região do Yang Menor e do Yin Maior, o que indica terem também penetrado o fígado.
Quando o estômago está demasiado cheio, ocorrem inchações hidrópicas nos membros, no diafragma, nas costelas e nos flancos: em tais circunstâncias o pulso apresenta-se mrebelde em baixo e vigoroso em cima. Quando estas doenças são examinadas no pulso do pé, sente-se que se encontram na região da “Luz Solar” (plexo solar)  e do Yang Maior.

Quando há dores no coração e dores de cabeça, a doença situa-se no interior do tórax. Quando estas doenças são examinadas no pulso das mãos, sente-se que se encontram na região do Yang Maior e do Yin Menor.

Assim pode ser mostrado e distinguido quer os pulsos sejam pequenos, quer grandes; quer escorregadios, quer ásperos, quer leves, quer fortes. As aparências externas das cinco vísceras podem ser colocadas nas mesmas categorias.

As cinco vísceras estão relacionadas com as cinco notas musicais, que se podem discernir e reconhecer. As cinco cores podem ser utilizadas em exames sutis e ajudam os olhos no exame de doenças, e se uma pessoa tem competência para combinar o significado das cores, pode-se fazer um diagnóstico completo.
Quando o pulso tem uma aprência vermelha e há uma tosse obstinada, o examinador diz que existe ar acumulado no coração e é perigoso comer neste período. A doença é conhecida por “dormência do coração” e contrai-se através de influências maléficas externas; provoca ansiedade e despeja o coração, ao mesmo tempo que sas influências maléficas penetram nele.

Quando o pulso tem uma aparência branca, há uma tosse ligeira eo polso é vazio em cima e chio em baixo, o examinador pode suspeitar da existência de ar acumulado no tórax, o que causa falta de ar e um som cavo. O nome da doença é “dormência dos pulmões” e os sintomas exteriores são arrepios e febres. Esta moléstia é causadoa por toxicidade que influencia o corpo interior.

Quando o pulso tem uma aparência verde e os pulso da mão esquerda e da mão direita são comprimidos durante muito tempo, o examinador verifica que há no coração ar acumulado, que desce para os membros e para os flancos. O nome da doença é “dormência do fígado”. Contrai-se através de frios e umidade e está associada com rupturas que afetam as costas. Provoca dores nos pés e cabeça.

Quando o pulso tem uma aparência amarela, torna-se grande e lento, desconfia’se que el tenha ar acumulado no baço. O examinador descobrirá  a existência de gás incômodo. A doença é conhecida por “ruptura causada por gás incômodo”. As mulheres também são vítimas dessa doença, que pode ser contraida devido à transpiração dos quatro membros quando exposto ao vento.

Quando o pulso tem uma aparência negra, o pulso superior é forte e grande e o examinador descobrirá a existência de ar acumulado no intestino delgado, que é a região do Yin. O nome da doença é “domência dos rins” e pode ser curada com banhos de água pura e repouso.

Todas as doenças tem um símbolo conforme a variedade das cinco cores do pulso. Quando a superfície da pele é amarela e os olhos veem verde, quando a superfície é amarela e os olhos veem vermelho, quando a superfície é amarela e os olhos veem branco e quando a superfície é amarela e os olhos veem preto, a morte não sobrevem.

Mas quando a superfície é verde e os olhos veem verde, quando a superfície é vermelha e os olhos veem branco, quando a superficie é verde e os olhos veem preto, quando a superficie é preta e os olhos veem branco e quando a superfície é vermelha e os olhos veem verde, a morte sobrevem.

__________________________________________________________
Outros artigos do mesmo site: Zhen Jiu
Artigos relacionados:
  1. Tratado Sobre a Relação da Força de Vida Com o Céu Quer ver as outras partes? Visite o nosso Índice. Tratado...
  2. Tratado Sobre as Seis Normas Reguladoras das Manifestações das Vísceras Tratado Sobre as Seis Normas Reguladoras das Manifestações das Vísceras...
  3. Tratado Sobre o Yin e o Yang Estudados Separadamente Tratado Sobre o Yin e Yang Estudados Separadamente O Imperador...
  4. Tratado Sobre a Verdade da Caixa Dourada Quer ver as outras partes? Visite o nosso Índice. Tratado...
  5. Grande Tratado Sobre a Interação do Yin e do Yang Quer ver as outras partes? Visite o nosso Índice. Grande...