“O céu serve-se das formas e a terra se apóia nas energias. Assim, o começo dos seres é o Céu anterior e a realização dos seres o Céu posterior”.
Os oito trigramas do I Ching, quando reunidos, são chamados de Ba Gua, que literalmente significa exatamente isso: oito trigramas. Eles são arranjados em duas disposições distintas, denominadas de Sequência do Céu Anterior e Sequência do Céu Posterior.

No diagrama do Céu Anterior, tudo é estático, não há tempo ou espaço. Os trigramas estão dispostos em eixos, com seus pares em oposição, de forma que cada um contenha três linhas yin e três linhas yang, mantendo assim a harmonia das duas polaridades. É nele que se dá a origem de tudo.

No Feng Shui, esse é o Ba Gua utilizado para medir as energias telúricas. Aquele Feng Shui de banca de revista que vocês encontram por aí é um estupro da Sequência do Céu Posterior. Na medicina tradicional chinesa, o Céu Posterior representa as energias alimentares que são adquiridas através dos alimentos e da respiração.
Assim, podemos associar o Céu Anterior ao Um, o Taiji, enquanto o Céu Posterior representa as Dez Mil Coisas.
_______________________________
FONTE: http://aoikuwan.com/2011/01/23/o-ceu-anterior-e-o-ceu-posterior/
Escrito por: Aoi Kuwan