segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Mente Yi


O Poder Interno da Intenção

Ely Britto
Instrutora de Qigong- sistema Mantak Chia

A intenção é uma direção interna da qual nem sempre somos conscientes. Um algo invisível que direciona nossa vida cotidiana e nos traz graças e desgraças. Nossa intenção precisa ser conhecida, identificada, trabalhada e estudada profundamente se queremos ter um controle saudável sobre o nosso destino, a nossa vida material, espiritual e emocional.
Os chineses consideram a intenção como um poder inquestionável que nasce da menteYI. A mente Yi significa força mental, intenção, percepção, concentração. A mente Yi é o resultado da união interna que se processa quando nossa mente pensante a vontade (cérebro) se une a nossos sentimentos (coração) e a mente abdominal, as entranhas (concretização- o corpo). Estas 3 vontades nunca estão unidas, cada uma buscando seus próprios objetivos que quase sempre estão em conflito.
As ultimas pesquisas científicas divulgadas pela imprensa nos últimos 10 anos e discutidas em alguns livros como “ O segundo Cérebro” do Dr. Michael G. Gerson MD e o livro inédito no Brasil “The Heart´s Code” escrito pelo PhD Dr. Paul Pearsal, já provam cientificamente a existência de mais dois cérebros em nosso corpo o cardíaco e o abdominal. O material publicado nestes livros mostra que temos um “cérebro” que pensa, que registra, guarda e processa informações tanto no coração quanto no ventre. Estas descobertas foram feitas pelos chineses há milhares de anos atrás. Os conhecimentos taoistas afirmam que não somente temos estes 3 principais cérebros, e ainda mais, afirma que cada célula e órgão de nosso corpo é inteligente e capaz de tomar suas próprias decisões.
Pobres homens que ainda acreditam que são os “donos” absolutos de seu corpo, de seu coração e de todas as células deste corpo... A vida com seus problemas, os hospitais cheios de doentes e os problemas de relacionamento provam claramente que não temos ainda este controle, que precisamos urgentemente aprender a administrar todas estas “vontades” que ainda brigam dentro de nós: a vontade do corpo, da mente e do coração. Conseguindo esta façanha, com certeza teremos o poder interno, o poder da intenção e as maravilhas que esta intenção poderosa vai poder construir em nossas vidas.
Quando criança, eu ouvia histórias de fadas que faziam mágicas com suas varinhas de condão mudando tudo a sua volta. Ordenavam e as forças da natureza obedeciam, e tudo aquilo pelo poder de uma varinha mágica que carregavam na mão e pediam; “faça isto ou aquilo” e os sonhos mais impossíveis se tornavam realidade. Lembro-me da minha primeira decepção quando um dia, acordei bem cedo, antes de qualquer adulto poder impedir minhas andanças, (tinha uns 4 anos) e fui para o quintal onde encontrei uma varinha. Na minha mente de criança aquela era a varinha mágica dos contos de fadas e que ela tinha o poder de realizar todas as minhas ordens. Corri para o enorme quintal de nossa casa e ordenei para a mangueira na minha frente que saísse do lugar e viesse passear comigo. Apontei a varinha para a mangueira e tentei uma, duas e inúmeras vezes ...e a mangueira enorme não movia uma única folha, ali inerte na terra rindo da minha inocência de criança.
Às vezes olho para o rumo que tomou minha vida de adulta, e acredito que aquela primeira decepção ainda direciona todo meu trabalho dedicado a pesquisar uma forma de ter uma varinha mágica, de descobrir o que ela significa e tentar construir uma vida melhor para todos nós na terra. Acredito sinceramente que foi aquela primeira decepção que me tornou uma instrutora de Qigong (Alquimia Interna Taoista) e estudiosa do I Ching, o livro das mutações. Hoje escrevendo este artigo sinto, mais do que nunca, que a varinha mágica existe, mas temos que conquista-la e construí-la fortalecendo o poder de nossa intenção. Este poder interno pode realmente construir mundos porque não apenas deseja coisas, mas usa a intenção poderosa para realizar as coisas que deseja.
Hoje sei que podemos unificar estas 3 mentes numa única mente e tomar posse de nosso poder interno; a intenção poderosa que constrói mundos.
Vamos aos passos necessários para chegarmos lá;
Passo um – focalizar a atenção e a consciência – construir a atenção plena. Aqui precisamos fazer com que a mente “macaco”, que pula de um pensamento a outro, focalize em um único objetivo de cada vez. Para isto precisamos deslocar o foco da atenção do cérebro da cabeça para o cérebro abdominal no Tan Tien inferior. Precisamos fazer com a que a energia desça e aprenda a operar a partir do CENTRO abdominal. Na Alquimia Interna Taoista usamos posturas, fórmulas que levam a mente a baixar seu foco para o centro do corpo, para o cérebro abdominal. Assim conquistamos o cérebro da cabeça; o Tan Tien superior. Criamos um silêncio interno, um espaço que acolherá nossas melhores intenções.
Passo dois – Aprender a transformar as emoções negativas em energia pura. As emoções negativas são nossa matéria prima de trabalho. Aprendendo como transforma-las antes que se apossem do coração, tomamos posse do cérebro do coração. Na Alquimia Interna Taoista aprendemos a meditação do sorriso e os seis sons que curam para transformar estas emoções, e assim, tomamos o controle sobre o cérebro do coração, no Tan Tien médio. Nesta fase nos livramos do poder destruidor das emoções negativas e utilizamos sua energia pura para construir nossa paz interior.
Passo três - Recuperamos a energia original, a energia dos rins, aprendendo a captar a energia da terra e a transformar a energia sexual em pura vitalidade para fortalecer o corpo. Usamos as fórmulas do Iron Shirt Chi Kung e suas posturas para abrir os vasos maravilhosos e usamos a técnica de transformação da energia do sêmen e do ovário para gerar uma grande quantidade de energia. Esta energia transformada nos dará o poder necessário para construirmos nossa realidade externa dentro de valores sólidos, sábios e duradouros.
Último passo – Unir todas estas forças em uma só, fazendo a energia circular entre estes três cérebros, estas 3 vontades. Formamos assim, uma única vontade que é movida pela intenção; pela mente unificada Yi.
Uma intenção poderosa é uma vontade, uma percepção e uma concentração unificadas. Quando conseguimos esta unificação, seremos realmente os senhores de nossa casa. Mas iludem-se aqueles que pensam que este poder é controlador, dominador e rígido. Este poder é amoroso, maleável e funciona em sintonia com o movimento natural das coisas, o Tao de cada situação. Ele deixa cada centro se governar, se auto-regular. Em verdade nosso comando é de mão dupla, parte realizada pela nossa vontade que convida, muito mais do que ordena, e parte pelo poder e pela “vontade” da energia viva, que é consciente, mestra e sábia.

Exercício para desenvolver a intenção:
1- Sente-se em um local calmo e fresco com a coluna reta e o queixo ligeiramente apontado para o osso esterno, localizado logo abaixo das clavículas.

2- Sorria, puxe o canto dos lábios para os lados e levante a maçã do rosto. Relaxe os olhos e a testa e pense em um momento ou em alguém que inspira este sorriso em sua face.

3- Com os olhos fechados engula a saliva e siga-a enquanto desce pelo corpo levando o sorriso com a saliva até os órgãos. Sorria para os rins, faça conexão com a energia fria dos rins sentindo calma e serenidade. Pense na cor azul, no mar de um azul profundo e escuro. Visualize o sol brilhando embaixo desta água, ou um vulcão aquecendo esta água. Sorria para o fígado, visualize uma floresta e o sol sobre a floresta. Sinta bondade e perdão e sorria estas qualidades dentro do fígado junto com a cor verde folha. Expanda esta bondade para todo o corpo. Sorria para o coração, entre em contato com seu coração. Visualize um por do sol, as cores do por do sol e sorria esta cor cheia de alegria e amor dentro do seu coração. Acalme o coração com um sorriso de alegria e amor. Sorria para o baço, entre em contato com este órgão dentro do seu corpo. Visualize o dourado do sol dentro do baço. Sinta equilíbrio e harmonia e eleve estas emoções puras para dentro do baço, do pâncreas e do estômago. Sinta esta cor dourada acalmar e resfriar estes órgãos. Sorria para os pulmões. Visualize o ar puro das montanhas e a cor branca das nuvens. Sorria a emoção da coragem dentro dos dois pulmões. Sinta a coragem se expandir por todo o seu corpo. Recolha estas energias purificadas no períneo, (o músculo com o qual você segura o xixi). Use sua atenção para unir o períneo com o centro do cérebro. Inspire contraia suavemente o períneo e sinta todas estas cores brilhantes subindo pela coluna e girando dentro do cérebro. Gire os olhos dentro do cérebro para fortalecer mais a presença das energias das virtudes dentro dele.

4- Engula a saliva e siga seu trajeto com os olhos fechados. Vá até a região atrás do umbigo. Gire os olhos internos dentro deste espaço abdominal, gire por alguns momentos até sentir um vortex, uma força em espiral girando ali. Sinta que esta acordando a força do abdômen e do segundo cérebro.

5- Use o poder da mente e da força espiral para levar estas energias até a região do coração, no tórax. Gire novamente uma espiral neste ponto (sempre girando os olhos enquanto move a energia dentro do tórax.) Sinta o amor e a alegria se expandindo e girando ali. Faça isto por alguns momentos. Sinta que esta acordando a força do cérebro do coração.

6- Suba esta espiral para o cérebro. Sorria dentro do cérebro E sinta um arco-íris brilhando dentro de sua cabeça. Sinta que está acordando e focalizando sua atenção. Sinta a cabeça vazia de pensamentos e cheia de luz!

7- Comece a girar os olhos e as espirais, passeando entre os 3 Tan Tiens ou as 3 cavidades do corpo; o abdômen, o tórax e a cabeça. Sinta as 3 mentes se unificando e se dissolvendo em uma única mente, uma única vontade. Leve esta energia pura e a misture com a energia criativa sexual dos ovários e dos testículos. Misture seu amor, sua vontade e sua força sexual em uma única força direcional.

8- Dirija esta vontade unificada em direção daquilo que pretende construir agora em sua vida.
Se você não conseguir fazer o exercício acima e obter um resultado positivo, procure nossos cursos. Com certeza tem alguma energia bloqueada pelas emoções negativas que não se liberou ainda e precisa de mais trabalho interno para ser transformada. Sua “varinha mágica”, a intenção, ainda não está pronta para ser usada com a força que deveria possuir para construir a sua vida. Todas as grandes conquistas nas nossas vidas depende da qualidade e funcionamento efetivo de nosso Yi.

___________________________

Fonte: www.healing-tao.com.br