quarta-feira, 4 de abril de 2018

Meninas e mulheres que têm síndrome de Asperger

Este não foi um livro fácil para Liane escrever. Enquanto eu lia o manuscrito de Habilidades de Segurança para Mulheres Asperger eu podia ouvir a voz de Liane e sentir compaixão por minha amiga, enquanto ela descrevia suas experiências como uma menina, mulher e mãe que incluíam momentos de vulnerabilidade, desespero, confusão e insegurança. Os clínicos tendem a se concentrar nos atributos positivos de ter a síndrome de Asperger, e há muitos, mas também há aspectos que precisam ser conhecidos, descritos por Liane como "o material assustador" para, no subtítulo de Liane para este livro, salvar uma vida feminina perfeitamente boa. Suas explicações pessoais e conselhos vão ressoar com o leitor e transformar e salvar vidas.
Por que este livro é necessário e tão valioso? Primeiramente, porque a nossa compreensão da síndrome de Asperger é baseada no perfil de habilidades e história de desenvolvimento de meninos e homens. Suas adaptações e comportamento podem ser bastante evidentes e como a razão masculino: feminino para a síndrome de Asperger é de 4: 1; os clínicos terão maior experiência em identificar a expressão masculina e reagir às características do diagnóstico. Meninas e mulheres que têm síndrome de Asperger são diferentes, não em termos das características centrais, mas em termos de sua reação a serem diferentes. Eles usam estratégias específicas de enfrentamento e adaptação para camuflar ou mascarar sua confusão em situações sociais ou alcançar sucesso social superficial por imitação ou escapando para um mundo de fantasia ou natureza. Os médicos precisam de uma mudança de paradigma em termos de compreensão da apresentação feminina da síndrome de Asperger para garantir um diagnóstico precoce e acesso a um apoio e compreensão eficazes. Novo livro de Liane fornece uma maior compreensão das adversidades vividas por meninas e mulheres que têm síndrome de Asperger e estratégias para superar ou evitar momentos assustadores.
Na primeira infância, provavelmente muito antes de uma avaliação diagnóstica, uma menina que tem as características da síndrome de Asperger começará a saber que ela é diferente das outras meninas. Ela pode não se identificar ou querer jogar cooperativamente com seus colegas do sexo feminino. Seus pensamentos podem ser que o jogo de outras garotas é estúpido, chato e inexplicável. Ela pode preferir brincar sozinha para poder brincar. Seus interesses podem ser diferentes de outras meninas, não necessariamente em termos de foco, mas intensidade e qualidade. Por exemplo, ela pode coletar mais de 50 bonecas Barbie e optar por não encenar com seus amigos do bairro 'Barbie se casar', mas organizar as bonecas em configurações específicas. Pode haver uma determinação em organizar brinquedos em vez de compartilhar brinquedos e também não brincar com brinquedos de maneira convencional. Ela pode preferir brinquedos sem gênero específico, como o Lego, e não buscar aquisições relacionadas à última moda para garotas de sua idade serem "legais" e populares. Pode haver uma aversão ao conceito de feminilidade em vestir as últimas modas ou roupas extravagantes ou com babados. A preferência pode ser por roupas práticas e confortáveis ​​com muitos bolsos. Enquanto meninos com síndrome de Asperger podem se fixar em fatos, e algumas meninas com síndrome de Asperger também podem ter um conhecimento enciclopédico de tópicos específicos, pode haver um interesse intenso em ler e escapar na ficção, curtindo um mundo de fantasia, criando uma nova persona, falando para amigos imaginários e escrever ficção em tenra idade. Outra fuga é para o excitante mundo da natureza, tendo uma compreensão intuitiva dos animais, não das pessoas. Os animais se tornam amigos leais, ansiosos para ver e estar com você, com ela se protegendo de ser provocada ou rejeitada e apreciada por seus amigos animais.
Pode haver amizades únicas, mas intensas, com outra garota, que pode fornecer orientação para ela em situações sociais, talvez de uma forma benevolente e, em contrapartida, a garota com síndrome de Asperger não está interessada no comportamento "malévolo" de seus pares e é um Amigo leal e prestativo. Infelizmente, às vezes a menina que tem síndrome de Asperger é vulnerável a predadores de amizade que se aproveitam de sua ingenuidade, imaturidade social e desejo de ter um amigo. Inevitavelmente, haverá momentos em que ela terá que se envolver com outras crianças e poderá preferir brincar com os meninos, cuja brincadeira é mais construtiva do que emocional e aventureira do que conversacional. Muitas meninas e mulheres com síndrome de Asperger descreveram aos clínicos e em autobiografias como às vezes pensam que têm um cérebro masculino e não feminino, tendo uma maior compreensão e apreciação dos interesses, do pensamento e do humor dos meninos. A menina que tem síndrome de Asperger pode ser descrita como um "Tom Boy" ansioso para participar das atividades e conversas de meninos em vez de meninas.
Quando os meninos que sofrem da síndrome de Asperger cometem um erro social, sua resposta pode ser ficarem agitados e suas habilidades de jogo social desajeitadas e imaturas são bastante evidentes e irritantes para colegas e adultos. Há reconhecimento de que essa criança precisa de uma avaliação e intervenção. As meninas são mais propensas a se desculpar e apaziguar quando cometem um erro social. Pares e adultos podem então perdoar e esquecer, mas sem perceber que um padrão está surgindo. No entanto, a menina com síndrome de Asperger está cada vez mais reconhecendo sua confusão social e faux pas frequentes. Ela pode reagir tentando não ser notada em um grupo, para que outros tenham consciência de sua confusão social, preferindo estar na periferia de situações sociais. No entanto, as meninas com síndrome de Asperger podem ser ávidas observadores do comportamento humano e tentar decifrar o que devem fazer ou dizer. Outra estratégia para ter problemas com raciocínio social é ser bem comportado e obediente na escola para não ser notado ou reconhecido como diferente. Uma menina com síndrome de Asperger pode sofrer confusão social em silêncio e isolamento na sala de aula ou no playground, mas ela pode ser um personagem diferente em casa, a máscara é removida e ela usa um comportamento passivo agressivo para controlar sua família e experiências sociais.
Outra adaptação construtiva às características da síndrome de Asperger usada por meninas e mulheres é usar imitação ou imaginação. As meninas podem identificar alguém que seja socialmente bem-sucedido e popular, seja de seus pares ou de um personagem de uma novela de televisão e adote a persona dessa pessoa ao imitar padrões de fala, frases, linguagem corporal e até roupas e interesses usando um roteiro social. Ela se torna outra pessoa, alguém que seria aceito e não reconhecido como diferente. Ela aprende como agir em situações específicas, uma estratégia que Liane achou tão bem-sucedida que as pessoas achavam que suas habilidades sociais eram intuitivas e não podiam acreditar que isso fosse uma performance artificial. Meninas e mulheres que têm síndrome de Asperger podem ser como um camaleão, mudando de persona de acordo com a situação, mas ninguém conhecendo a persona genuína. Ela teme que a pessoa real deva permanecer em segredo porque essa pessoa está com defeito.
Algumas meninas não podem buscar a integração, mas escapam para a imaginação. Se você não for bem sucedido com seus colegas, você pode tentar encontrar um mundo alternativo onde você é valorizado e apreciado. A garota pode se identificar com um personagem fictício como Harry Potter ou Hermione Granger, que enfrenta adversidades, mas tem poderes especiais e amigos. Se ela se sente sozinha, então amigos imaginários podem proporcionar companheirismo, apoio e conforto. Pode haver um interesse em civilizações antigas para encontrar um mundo antigo em que você se sentiria em casa, ou outro país como o Japão, onde você seria aceito e de mente ou mesmo outro planeta com interesse em ficção científica ou um especial e interesse intenso nos mundos de fantasia tradicionais de bruxas, fadas e mitologia. Muitas crianças típicas ocasionalmente gostam de fugir para a imaginação, mas para a criança com síndrome de Asperger, e especialmente a menina com síndrome de Asperger, as razões são qualitativamente diferentes e o mundo da fantasia pode se tornar um meio de evitar a realidade e experimentar uma vida social relativamente segura e bem sucedida. .
Embora esses mecanismos de enfrentamento e camuflagem possam mascarar as características da síndrome de Asperger, de modo que a menina com síndrome de Asperger escorregue pela rede de diagnóstico, há um custo psicológico que só pode se tornar aparente na adolescência. Observar e analisar o comportamento social e tentar não cometer um erro social são emocionalmente desgastantes. Adotar uma persona alternativa pode levar a problemas de auto-identidade e baixa auto-estima em relação a quem você realmente é. Ambas as estratégias de enfrentamento e camuflagem podem contribuir para uma depressão clínica em um adulto jovem. Meninas e mulheres que têm síndrome de Asperger podem passar muitos anos em busca de uma explicação de por que são diferentes, questionando se são defeituosas ou dementes e por que se sentem tão deprimidas.
Pessoas que têm síndrome de Asperger são propensas a ansiedade excessiva, especialmente ansiedade de desempenho em situações sociais. Isso pode contribuir para o mutismo seletivo, estando muito ansioso para falar em situação de grupo. Um método bem conhecido de aliviar a ansiedade de crianças e adultos típicos é desenvolver rotinas e rituais e focalizar um interesse especial que pode atuar como um "bloqueador de pensamento" para agir como um escudo para pensamentos ansiosos intrusivos. Uma menina com síndrome de Asperger pode desenvolver rotinas e rituais em torno de alimentos e um interesse especial em calorias e nutrição que, sob o crescente estresse associado à adolescência, se desenvolve nos sinais da Anorexia Nervosa.
De minha extensa experiência clínica e lendo autobiografias, mulheres que têm síndrome de Asperger podem ser extremamente sensíveis à atmosfera emocional em uma reunião social. Há um quase 'sexto sentido' para sentimentos dentro de outros de antagonismo, medo e desespero em situações de grupo. Quando uma menina com síndrome de Asperger que tem sensibilidade emocional ao humor negativo dos outros também tem sido intimidada e provocada por colegas e rejeitada ou 'traída' por amigos, pode haver uma sugestão das características do Transtorno da Personalidade Borderline. Ser um 'Tom Boy' na infância, não estar interessado em moda e feminilidade, maquiagem e perfumes, bem como apreciar a lógica do cérebro masculino pode levar a preocupações com relação à sexualidade e identidade de gênero. A imaturidade social e a ingenuidade também podem levar à vulnerabilidade aos predadores sexuais e ao risco de agressão sexual.
Liane usou a imitação para se tornar socialmente bem-sucedida, descrita com eloquência em sua autobiografia Fingindo ser normal. Esta estratégia pode levar os médicos a suspeitar de características do Transtorno Múltiplo de Personalidade. Uma fuga para um mundo de fantasia e companheiros imaginários pode levar a suspeitas de que os sinais de esquizofrenia poderiam estar se desenvolvendo em uma adolescente com síndrome de Asperger. Ter um sistema sensorial muito sensível, por exemplo ouvir sons inaudíveis para os outros e um sexto sentido emocional, pode levar a um interesse no sobrenatural que também poderia ser mal interpretado como um sinal de não estar em contato com a realidade. Assim, um adolescente ou adulto jovem com síndrome de Asperger só pode chamar a atenção dos médicos para a avaliação diagnóstica de um transtorno de humor ou psicose de humor ou secundário. Uma história de desenvolvimento detalhada por um clínico experiente na apresentação clínica de adolescentes com síndrome de Asperger pode confirmar as características da síndrome de Asperger. Finalmente, um diagnóstico preciso e explicação, mas ela perdeu a oportunidade de compreensão, orientação e apoio em sua infância anterior.
Liane escreveu uma das primeiras autobiografias, Fingindo ser normal, e ela escreveu um dos primeiros livros para descrever como entender e ajudar uma menina ou uma mulher com síndrome de Asperger. Ela "descobriu como jogar o jogo neurotípico". Não foi fácil e houve momentos assustadores, mas precisamos saber sobre esses momentos e ouvir sua sabedoria para reduzir a probabilidade de outras meninas e mulheres terem as mesmas experiências. Suas experiências e habilidades mudaram com a maturidade e ela agora tem uma visão e perspectiva e estratégias construtivas de enfrentamento que serão apreciadas por meninas e mulheres que têm síndrome de Asperger, mas também por todos aqueles que as apóiam e amam.
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