segunda-feira, 2 de maio de 2011

O que é o tao?



TAO – significa o ABSOLUTO. É a totalidade, incluindo o visível e o invisível. é o ser e o não-ser juntos. TAO, em chinês apresenta três sentidos, ao mesmo tempo: é “caminho”, é “caminhante” e a ação de caminhar; por conseqüência analógica, o TAO é, ao mesmo tempo, o Criador, o Criado e a criação. O TAO, como Criador, é o VAZIO e a FORMA, e a transformação que une os dois. Os Três são Um. O TAO não se limita em nome, forma, sentido, ou qualquer outra coisa; todas as coisas, no entanto, são parte do Tao e as formas do TAO se expressar.



O significado do TAO pode ser alcançado pela analise da composição do ideograma: TAO em ideograma arcaico. Dividindo-se o ideograma em quatro partes:
Parte 1: As três linhas horizontais correspondem ao trigrama Chien (símbolo) do I Ching: a linha superior é céu (ilimitado), a do meio é o homem (intermediário) e alinha inferior é terra (limitado).

Parte 2: É um homem sentado com as mãos postas à frente; tem os sentidos de parar, silenciar e meditar.
Parte 3: É um rio ou água corrente: tem os significados de fluidez, movimento e naturalidade, a consciência do tempo e da impermanência no Universo.
Parte 4: É a junção de uma linha vertical com o símbolo
 que originou-se de que significa “visão”. E uma forma de olho na vertical; é a visão transcendental: a união dos dois forma a palavra “Eu”.


Conclusão:
1. A junção das partes 1 e 2 (lado direito) forma a palavra “ação” para a união de TRÊS em UM, é a Arte da Transformação (Alquimia) e a sagração do Homem (IMORTAL).

2. A junção das partes 3 e 4 (lado esquerdo) forma a palavra que significa “cabeça”, “líder” ou “início”; é a consciência (visão) do EU impermanente e da constante transformação no universo concreto e Não-concreto.

3. A junção das quatro partes significa a conscientização da impermanência e a realização da união para a Eternidade.

4. O ideograma nos revela que o TAO é vivência, é Alquimia, é filosofia viva e não um puro jogo intelectual, sendo, por isso, fundamental integrar o Tao à vida.