quinta-feira, 14 de outubro de 2010

QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM ACUPUNTURA

Para conhecermos o assunto é necessário nos inteirar a respeito de algumas entidades brasileiras e internacionais, vejamos seus históricos.

A partir de sua fundação, a AMECA - Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil em 1983, realizou inúmeros cursos, seminários e atendimentos gratuitos com o intuito de divulgar, desenvolver e elevar a qualificação dos profissionais da Medicina Tradicional Chinesa no Brasil.


Em 1987 como membro fundador, filiou-se à WFAS - Federação Mundial das Sociedades de Acupuntura e Moxabustão e sendo também membro fundador da WFCMS - Federação Mundial das Sociedades de Medicina Tradicional Chinesa.


A WFAS é uma Federação que tem como missão a promoção, o entendimento e cooperação entre as Sociedades de Acupuntura e Moxabustão do mundo todo, reunindo atualmente 73 organizações de Acupuntura em 40 países, com um sem-número de membros associados. Publica quadrimestralmente o World Journal of Acupuncture Moxibustion, desde 1991, edição em inglês por enquanto.


A partir de 1998 passou a estabelecer relações oficiais e reconhecimento da WHO - World Health Organization, (Organização Mundial de Saúde) , e desde então vem trocando informações e realizando trabalhos em conjunto de aperfeiçoamento, desenvolvimento de padrões internacionais e difusão da Acupuntura e da Moxabustão.


Na China, desde 1990, são realizadas provas de proficiência para os profissionais de Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura, Moxabustão, Tui-ná e Fitoterapia pela WFAS e o Comitê Nacional Chinês de Avaliação, orgão estatal responsável pela Medicina Tradicional Chinesa e Fitoterapia da República Popular da China.


No Brasil, a AMECA , o Centro de Exame Internacional em Acupuntura e Moxabustão da WFAS e o Brazilian Training Center of Acupuncture of WFAS, desde 2006 realizam o Exame Internacional de Proficiência de Doutor em Acupuntura por uma equipe examinadora enviada pelo Centro Internacional da China, elaborado nos idiomas português, chinês ou inglês. O exame tem a duração de 2 dias composto por:
Cinco provas teóricas, sendo Teoria da Medicina Tradicional Chinesa, Anatomia e Fisiologia, Teoria da Acupuntura, Diagnóstico e Tratamento; e uma prova prática composta por seleção de pontos, técnica de inserção e manipulação de agulhas em acupuntura, moxabustão, ventosa e sangria.


Conheça mais a respeito do assunto nos sites: 



www.ameca.com.br
www.wfas.com.cn
www.who.int


________________________


Retirado do blog de http://rafaelmarmo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário