terça-feira, 27 de outubro de 2009

A Medicina Tradicional Chinesa ou MTC


A Medicina Tradicional Chinesa ou MTC é um sistema médico desenvolvido e praticado na China há centenas de anos. As referências mais antigas da literatura datam da dinastia Han, século II a.C.. A teoria da Medicina Chinesa afirma que existem condutos no nosso corpo, chamados meridianos, por onde circulam uma influência sutil denominada Qi. Esta influência Qi, na visão chinesa, é a base das funções fisiológicas e psicológicas do ser humano e quando a sua circulação normal sofre um bloqueio ou obstrução ocorrem as desarmonias nos órgãos internos, podendo gerar quadros de excesso ou deficiência desta influência sutil.

A MTC, modernamente, é dividida em 5 especialidades principais que promovem o equilíbrio do Qi e melhoram a sua circulação nos meridianos:

  • Acupuntura; tratamento através das agulhas inseridas nos pontos dos meridianos
  • Tui Na; massoterapia chinesa que utiliza técnicas de massagem e manipulação
  • Fitoterapia; tratamento com plantas medicinais
  • Qi Gong; exercícios terapêuticos chineses
  • Dietoterapia; especialidade que trata os desequilíbrios através dos alimentos

O objetivo destas especialidades não é apenas tratar as doenças mas principalmente prevenir e promover a saúde. Como disse o Imperador Amarelo: “ esperar ficar doente para procurar o médico é como esperar ter sede para começar a cavar o poço”.

O Qi é a base das funções fisiológicas e psicológicas do ser humano e quando o seu fluxo normal é interrompido surgem os distúrbios físicos, mentais e emocionais, geradores de doenças. A ciência ocidental demonstrou que a acupuntura promove a liberação de neuropeptidios, as endorfinas e hormônios, como o cortisol, que são os responsáveis pela sua ação analgésica, antiinflamatória e sedativa. Está indicada nas alterações músculo-esqueléticas e nos desequilíbrios psico-emocionais, como a depressão, ansiedade e insônia, alem de possuir uma atuação preventiva e de promoção da saúde física e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário