quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Museu de Imagens

OLÁ A TODOS!

Quando estava no inicio da faculdade psicologia tive a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por Nice da Silveira - Médica Psiquiatra do Centro Psiquiátrico Pedro II / Rio de Janeiro.

O Museu de Imagens do Inconsciente teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional, organizada por Nise da Silveira em 1946, no Centro Psiquiátrico Pedro II. Aconteceu que a produção desses ateliês foi tão abundante e revelou-se de tão grande interesse científico e utilidade no tratamento psiquiátrico que pintura e modelagem assumiram posição peculiar.

O Museu é um centro vivo de estudo e pesquisa sobre as imagens do inconsciente, aberto aos estudiosos de todas as escolas psiquiátricas.

No dia 7 de junho de 1978 Ronald Laing deixou escrito que o trabalho aqui realizado “representa uma contribuição de grande importância para o estudo científico do processo psicótico”.

Visitem o museu virtual, mude sua idéia sobre o que é um transtorno psiquiátrico e se tiverem a oportunidade conheçam pessoalmente.

Imagem do post é de Fernando Diniz - MII

Nenhum comentário:

Postar um comentário