quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

DOR!


Texto escrito por: Fonte: http://br.mulher.yahoo.com/como-prevenir-dor-com-medicina-chinesa-172000000.html

A dor é hoje em dia o principal motivo que leva os pacientes a procurarem tratamento através da acupuntura e da massagem chinesa Tui Na, as duas ferramentas clínicas mais conhecidas no ocidente da medicina chinesa. As causas, os mecanismos e os tratamentos possíveis para os mais variados tipos de dor são estudados desde os primórdios desta medicina. Um ditado ancestral sintetiza todo o conceito da dor: "Onde há fluxo, não há dor. Onde não há fluxo, há dor." Entendemos então que qualquer tipo de obstrução da nossa circulação, seja de fluídos, de sangue ou de energia, chamada de ( 氣 - pronuncia-se Tchi ), leva a um quadro de dor, mas com características diferentes.
As origens dessas obstruções podem ser divididas em três tipos: as internas, as climáticas e os acidentes e traumas em geral. As origens internas dos quadros de dor normalmente envolvem alguma diminuição da capacidade funcional do nosso corpo, ou seja, uma diminuição da eficácia da nossa circulação em geral. São dores que tendem a ter início gradual, mas que podem progredir até níveis insuportáveis. Também tem como características surgirem em mais de um lugar do nosso corpo e serem simultâneas a sintomas como cansaço, retenção de líquido, membros frios e menor resistência em geral.
Mexa-se!
Uma das chaves para a prevenção e também para a melhora desse tipo de dor é a atividade física. Os chineses são, sem dúvida, o povo que mais valoriza a atividade física. Há milhares de anos eles perceberam esses benefícios e desenvolveram atividades saudáveis como o Tai Ji Quan (Tai Chi Chuan) e o Qi Gong (Chi Kung). Mas também perceberam que cada pessoa precisa encontrar a atividade que lhe agrade, já que irá praticá-la vários dias da semana e por muito tempo. Por isso, é comum em praças chinesas encontrarmos diariamente grupos praticando Tai Ji Quan, mas também alguns fazendo ginástica e outros jogando tênis de mesa. Lembramos que uma avaliação médica é sempre fundamental antes do início de qualquer atividade física e que esta também deve ser sempre bem orientada por um profissional capacitado.
Os mestres da medicina chinesa perceberam que os fatores climáticos também são grandes geradores dos quadros de dor, especialmente a exposição muito intensa e/ou prolongada ao frio, ao vento e a umidade. Destes, o que causa os quadros mais severos é o frio, que tem como característica gerar dores fixas e intensas, com forte contratura muscular, como dores lombares agudas e torcicolos. São dores que costumam melhorar com aplicação de calor e nos dias quentes. O vento gera dores que mudam de local do corpo com o passar dos dias e não são tão severas. A umidade, por sua vez, gera dores com sensação de peso, muita obstrução de movimento e inchaço, e que pioram em dias úmidos.
Proteja-se!
A prevenção a exposição a esses fatores é fundamental, tanto para evitá-las, como em seu tratamento. Observe se você, especialmente ao dormir, está bem agasalhado. Se ao acordar a superfície do seu corpo está fria ao toque, você está vulnerável e é preciso agasalhar-se melhor. Perceba se no seu trabalho, onde isto é muito comum, a corrente de ar do ar condicionado, que tem as características associadas do frio e do vento, não está sobre você. Neste caso, agasalhar-se talvez não seja o suficiente. Procure mudar seu local fixo de trabalho. Note também se onde dorme não há nenhuma corrente de ar vinda de frestas em portas e janelas. Um método tradicional é fechar as janelas e portas, como se fosse dormir num dia frio, e colocar um incenso de pé sobre a cama. A fumaça do incenso deve subir verticalmente. Se ela estiver inclinada, é sinal de uma corrente de ar suficientemente forte para que, ao longo de muitas noites, gere quadros de dor, dentre outros distúrbios, como a rinite. É também importante percebermos se não estamos expostos à umidade, dormindo ou trabalhando em locais com sinais de bolor.
No caso dos acidentes e traumas com dor devera, recomenda-se sempre buscar uma avaliação clínica para verificar se não houve comprometimentos de estruturas do corpo, como ossos, tendões e ligamentos, que exigem procedimentos terapêuticos emergenciais como uma imobilização ou até mesmo uma cirurgia. Mas para os traumas leves e cotidianos, quando a dor é tolerável, podemos nos beneficiar do entendimento da medicina chinesa com medidas práticas e eficazes.
Esquente-se!
Uma medida simples e prática para dores por traumas, e que também pode ser usada nos casos com contraturas musculares por exposição ao frio, é fazer uma compressa de grãos. Pegue uma meia de algodão grande e encha-a com algum grão, como milho de pipoca, grão de bico ou feijão ou com um mix de vários grãos. Amarre a ponta e coloque por um minuto no microondas na potência máxima. Com cuidado para não queimar a pele, pois essa compressa estará muito quente, envolva a região da dor. Deixe até amornar. Essa compressa só não é indicada para os casos de dores que apresentem vermelhidão, inchaço e/ou calor ao toque. Lembrando que, se a dor for intensa ou persistente, é fundamental procurar ajuda clínica o mais rapidamente possível.