terça-feira, 12 de julho de 2011

Psicólogo acupunturista


Psicólogo acupunturista tem código de ocupação específico no Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego instituiu, em janeiro de 2010, código específico para psicólogo acupunturista (2515-55) dentro da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

O psicólogo acupunturista já pertencia a “família dos psicólogos” no código (2515-10), que também abrigava psicólogos clínicos, da saúde, os terapeutas, entre outros.

“A partir desta ação, podemos concluir que a ocupação (trabalho) do psicólogo acupuntor, embora já tivesse sido reconhecida anteriormente como um afazer da Psicologia pelo Poder Executivo, agora temos também o reconhecimento no sentido de se tratar de uma ocupação (atividade) específica, que requer uma descrição também específica, quer dentro da área da Psicologia, quer fora dela, que a distingue de outras ocupações relativas à acupuntura como é o caso do fisioterapeuta acupunturista, do médico acupunturista e do acupunturista de nível técnico”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura (Sobrapa), Delvo Ferraz.

Além disso, Ferraz destaca que o psicólogo deverá usar o novo código no exercício do seu trabalho, onde couber, bem como ficar atento ao seu uso pelo Ministério da Saúde.

Com código específico, será possível saber onde atuam os psicólogos acupunturistas, bem como especificar os cadastros de serviços junto ao SUS.

A CBO é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.

Um comentário:

  1. Olá Karina! Super interessante a sua observação referente ao CBO....Isso nos possibilita o reconhecimento na prática da acupuntura como psicólogos, muito bom!
    Até agora eu estava bem inseguro nesse novo campo que estou iniciando. Acabei de concluir a especialização em acupuntura, achei que não ia vingar, devido ao ato médico!
    Grato,
    João Celso

    ResponderExcluir