O que é loucura?
Delírio e sanidade na vida cotidiana
Darian Leader
“Os insights de Leader podem ter consequências radicais
na maneira como olhamos para a loucura.”
Daily Telegraph
A loucura é definida em nossa cultura pela visibilidade. Da imprensa popular às novelas e aos filmes, seu retrato é sempre extremo: explosões de violência, acessos, alucinações. Mas e se a loucura não for o que pensamos que é? E se as características que a definem não forem visíveis e dramáticas, mas sim, ao contrá- rio, extremamente discretas, compartilhadas por cidadãos medianos que jamais consultarão um psiquiatra? E se, em outras palavras, houver uma diferença entre ser louco e ficar louco?
Em O que é loucura?, o psicanalista Darian Leader dá continuidade ao seu projeto de falar de temas psicanalíticos para um público amplo. Com clareza e consistência, analisa casos, exemplos da vida cotidiana e da vida clínica, reavaliando parâmetros e critérios usados para definir e tratar aqueles que se desviam dos padrões da normalidade.
O autor defende a existência da loucura silenciosa – a ideia de que muitos de nós temos vidas interiores que estão longe de serem sãs, mas que nos permitem funcionar normalmente no mundo, sem parecermos uma ameaça à sociedade ou a nós mesmos.
Uma das vozes mais respeitadas no combate aos atuais tratamentos da desordem mental – com sintomas rotulados, remé- dios e um contato cada vez mais breve e superficial com os pacientes –, Leader prega a importância de se escutar com cuidado o paciente e respeitar seu mundo. Só assim, afirma, é possível para o terapeuta descobrir a lógica por trás do discurso de um “louco”.
DARIAN LEADER é psicanalista e um dos responsáveis por popularizar a obra de Jacques Lacan. É autor, entre outros, de Por que as mulheres escrevem mais cartas do que enviam?, Além da depressão e Por que as pessoas ficam doentes? (com David Corfield). Membro do Centro de Análise e Pesquisa Freudianas e do Colégio de Psicanalistas do Reino Unido e professor visitante honorário da Escola de Ciências Humanas e Biológicas da Universidade de Roehampton, exerce a psicanálise em Londres.
TRECHO DO LIVRO
__________________________________________________
Recomendo a leitura deste livro. Essencial para quem é profissional ou não.