Texto escrito por: Edgar Cantelli GasparFonte: http://br.mulher.yahoo.com/como-prevenir-dor-com-medicina-chinesa-172000000.html
A dor é hoje em dia o principal motivo que leva os pacientes a procurarem tratamento através da acupuntura e da massagem chinesa Tui Na, as duas ferramentas clínicas mais conhecidas no ocidente da medicina chinesa. As causas, os mecanismos e os tratamentos possíveis para os mais variados tipos de dor são estudados desde os primórdios desta medicina. Um ditado ancestral sintetiza todo o conceito da dor: "Onde há fluxo, não há dor. Onde não há fluxo, há dor." Entendemos então que qualquer tipo de obstrução da nossa circulação, seja de fluídos, de sangue ou de energia, chamada deQì ( 氣 - pronuncia-se Tchi ), leva a um quadro de dor, mas com características diferentes.
As origens dessas obstruções podem ser divididas em três tipos: as internas, as climáticas e os acidentes e traumas em geral. As origens internas dos quadros de dor normalmente envolvem alguma diminuição da capacidade funcional do nosso corpo, ou seja, uma diminuição da eficácia da nossa circulação em geral. São dores que tendem a ter início gradual, mas que podem progredir até níveis insuportáveis. Também tem como características surgirem em mais de um lugar do nosso corpo e serem simultâneas a sintomas como cansaço, retenção de líquido, membros frios e menor resistência em geral.